Departamentos

Qualidade e Meio Ambiente

Sistema de Gestão Integrada e Política da qualidade e do meio ambiente

 

O SGI é o Sistema de Gestão Integrada da Tilibra que agrega as políticas da Qualidade e do Meio Ambiente.

Na Tilibra, os produtos estão em sintonia com a sustentabilidade ambiental. Por isso, as certificações conquistadas pela empresa são de grande importância, pois garantem e comprovam que a origem das matérias-primas e dos nossos processos de produção estão dentro das normas e padrões mundiais de sustentabilidade. A Tilibra possui a certificação ISO 9001 desde 2009, e a ISO 14001, que assegura o compromisso da Tilibra com o meio ambiente.

Confira o compromisso assumido pela Tilibra em relação à Qualidade e ao Meio Ambiente e as políticas que fazem parte do SGI:

A Tilibra Produtos de Papelaria Ltda, atuante no mercado nacional e internacional, enquanto empresa responsável proverá os recursos e estrutura necessários - dentro de suas capacidades - visando a melhoria contínua de seus processos, a satisfação das necessidades de seus clientes, a redução dos impactos significativos por ela gerados, e o controle dos riscos oriundos de suas atividades.

 

Entendemos como Política Integrada:

  1. Melhoria Contínua dos nossos produtos, processos, serviços e do SGI;
  2. Atender a requisitos sejam eles legais, de clientes e os demais que são aplicáveis;
  3. Recursos e informações disponíveis para atingir metas e objetivos;
  4. Proteção ao meio ambiente incluindo prevenção à poluição, riscos e perigos das atividades desenvolvidas;

 

Meio Ambiente

Destinação de Resíduos Líquidos

  • A Tilibra, sempre preocupada com o meio ambiente, possui sua própria Estação de Tratamento de Efluentes, a ETE, que foi instalada em 2006, tratando tanto os resíduos industriais quanto os sanitários. A empresa foi a pioneira da cidade de Bauru a tratar seus efluentes.

 

Coleta Seletiva e Destinação de Resíduos Sólidos

  • A coleta seletiva começa no momento em que nossos profissionais descartam os materiais nos recipientes corretos, evitando que ocorra a contaminação cruzada entre os diferentes resíduos ou a sua descaracterização. Embalagens, sucatas, metais e panos de limpeza são devidamente separados e encaminhados para empresas de tratamento.

O papel, que é a principal matéria-prima transformada na empresa, também é separado, classificado e vendido às empresas de reciclagem para sua reutilização. Todos os resíduos gerados em nossas atividades são destinados de forma que não causem danos à natureza.

Por ser uma empresa do setor gráfico, a Tilibra utiliza grande quantidade de papel em seu processo produtivo. Sendo assim, os fornecedores da empresa são criteriosamente escolhidos, e atendem às exigências da ISO 14001, que assegura os quesitos de qualidade.

 

Certificação FSC®

A certificação FSC® (Forest Stweardship Council® - Conselho de Manejo Florestal) garante que a madeira utilizada na fabricação do papel deste livro provém de florestas que foram gerenciadas de maneira ambientalmente correta, socialmente  justa e economicamente viável, além de outras fontes de origem controlada.  

A certificação FSC reforça o compromisso que a Tilibra possui com o meio ambiente e a sociedade. Este compromisso é constantemente relembrado aos funcionários, clientes, representantes e fornecedores da empresa. Procure por produtos certificados FSC®.

Código de Licença: FSC-C003148

 

ISO 50.001

Em 2017 Tilibra se junta às poucas empresas brasileiras e da América Latina que possuem a certificação ISO 50.001, já bastante difundida em toda a Europa, com destaque para a Alemanha. A certificação foi emitida pela empresa portuguesa APCER, vinculada ao IQNET, uma associação internacional de organismos certificadores. Desta forma, a certificação obtida pela Tilibra é reconhecida mundialmente.

Baseada no modelo de sistema de gestão de melhoria contínua, também utilizado para outros padrões em que a Tilibra já é certificada (ISO 9.001 e ISO 14.001), a Norma ISO 50.001 tem como objetivo “permitir que as organizações estabeleçam os sistemas e processos necessários para melhorarem seu desempenho energético, incluindo a eficiência energética, seu uso e consumo”. (Fonte: Site ABESCO – Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia - http://www.abesco.com.br/pt/iso-50001-gestaode- energia/).

A implementação dessa Norma leva à redução nas emissões de gases de efeito estufa e outros impactos ambientais relacionados ao uso de energia.

Em 2017, através do envolvimento e comprometimento de toda a sua equipe de trabalho, a Tilibra recebeu a certificação ISO 50.001 e tornou-se a primeira empresa brasileira no ramo gráfico a conquistar esse importante selo. De acordo com dados fornecidos pelo sistema ISO Internacional, até o ano de 2015, 33 empresas haviam sido certificadas no país, nos mais diversos segmentos. A Tilibra, sempre pioneira quando o assunto é sustentabilidade, adequou seus processos e promoveu a conscientização de suas equipes quanto ao uso correto dos recursos de energia.

Entre as ações desenvolvidas pela empresa, temos: 

- Processos e projetos passam a considerar o impacto energético em sua implantação e operação.

- Os requisitos legais relativos ao uso e consumo de energia elétrica foram mapeados e são sistematicamente avaliados pela equipe de gestão do SGI (Sistema de Gestão Integrada).

- Substituição completa das lâmpadas fluorescentes e de vapor metálico por modelos com LED, que consomem em média 60% menos energia, geram menos calor e possuem maior vida útil.

- Plano de melhoria de eficiência energética desenvolvido com foco no longo prazo.